Marketing 360 Para Empreendedores
Aqui vamos tratar de explicar para o empresário ou empreendedor o que ele precisa saber e entender sobre marketing 360. É uma visão voltada para quem é de fora do mercado. Nosso intuito é fazer uma abordagem do ponto de vista de quem conduz uma empresa.
Antes de dizer diretamente o que é marketing 360, precisamos entender CLARAMENTE o conceito de marketing e outros termos relacionados. Afinal, muita gente pensa que sabe e entende, mas, na verdade, não. Então, vamos lá.
O que é marketing?
Devido à complexidade de sua abrangência e a volatilidade com que muda sua abordagem, o termo marketing possui muito significados e entendimentos.
A maioria das explicações envolvem conceitos técnicos que descrevem suas ações e sua definição de forma complexa.
Segundo a AMA (American Marketing Association), que atualiza esse termo a cada três anos, a definição é essa:
“Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos, para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”
American Marketing Association
Segundo Phillip Kotler:
Philip Kotler
“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.
Segundo o ChatGPT:
“Marketing é a prática de planejar e realizar a promoção, vendas e distribuição de ideias, bens ou serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais. O objetivo principal do marketing é aumentar as vendas e maximizar o lucro de uma empresa através da compreensão do comportamento do consumidor e da identificação de suas necessidades e desejos.”
Mas afinal, o que eu empreendedor preciso entender sobre o que é Marketing?
Marketing é a ciência de criar valor.
Se essa definição não ficou clara para você, acho que precisamos entender melhor esse conceito de valor.
Valor é tudo aquilo que desperta interesse, vontade, desejo, razão, motivo, satisfação e gratidão por alguma coisa. Vamos exemplificar:
O que é valor para o empreendedor: retorno financeiro, propósito, crescimento da empresa, reconhecimento do mercado.
O que é valor para o colaborador: bom ambiente de trabalho, reconhecimento dos superiores, bom salário, benefícios, respeito, oportunidades de crescimento, entendimento da sua contribuição para o propósito da empresa.
O que é valor para um cliente: ter sua necessidade atendida, experiência agradável e única, oferta de preço considerada justa, sintonia com o propósito e valores da marca, ser ouvido.
O que é valor para um stakeholder/parceiro: relação justa, retorno financeiro, indicação, parcerias extras, relacionamento.
Então o marketing é responsável por ajudar a construir e propagar todos esses valores.
Agora que você já entendeu o conceito de marketing vamos falar sobre marketing 360
Marketing 360
Marketing 360 é uma abordagem integrada e abrangente para a execução de estratégias de marketing. Ele abrange todas as áreas da empresa e todos os pontos de contato com o cliente, incluindo publicidade, relações-públicas, promoções, vendas, serviço ao cliente, experiência do usuário e muitas outras. O objetivo é criar uma visão completa do cliente e fornecer uma experiência coerente e conectada em todos os pontos de contato. O marketing 360 também leva em consideração as tendências e mudanças no mercado e na tecnologia para aprimorar constantemente suas estratégias.
Algumas vantagens do Marketing 360
É uma visão completa sobre uma marca/empresa. A unificação de todos os esforços na criação de valor. Essa gestão completa do cenário permite maior crescimento e entendimento. Para o empreendedor é essencial. Fornece subsídios para tomadas de decisões e clareza nos rumos da empresa.
- Maior Consistência e Valorização da Marca
- Melhor Aquisição, Jornada e Fidelização dos Clientes
- Mais Exclusividade e Diferenciação da Concorrência
- Desenvolvimento de processos inovadores e mais eficientes
- Visão estratégica de Mercado, Produtos e Serviços
- Maior Controle Sobre as Ações Futuras da Empresa
Marketing 360 na Fixar ideias
Aqui na Fixar Ideias nós desenvolvemos uma metodologia específica para aplicar o marketing 360 que entregamos a nossos clientes ou até mesmo nas consultorias que fornecemos. Acreditamos numa visão 360 centrada em estratégia, inovação, design, tecnologia e processos aplicada no marketing. Isso possibilita estudar, analisar, pensar e desenvolver soluções únicas de acordo com as características da empresa, do seu negócio, mercado, oportunidades, desafios e potenciais clientes. Gera mais valor, possibilidade de inovação e crescimento.
Com essa visão 360 centrada atuamos na identidade da marca, através do branding; na experiência do usuário com o design de serviço; no desenvolvimento de tecnologia como website, aplicativos, sistemas; no produto com estudo de proposta de valor e design-gráfico; na publicidade com campanhas on e offline; e na venda com a produção de subsídios técnicos e geração de leads.
Essa metodologia ajuda negócios a potencializarem seus resultados e crescerem de forma planejada.
Se depois disso tudo você ainda não entendeu como o marketing 360 é a melhor opção o seu negócio, nós disponibilizamos uma consultoria gratuita para conversamos. Basta acessar nosso formulário de contato e diagnóstico nesse link que marcaremos uma reunião com você. Te esperamos.
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